terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fóruns discutem implantação de CVTs

As coordenações do Fórum Lixo e Cidadania de Pernambuco (FLIC-PE), do Fórum da Economia Popular Solidária (FEPS) e do Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU) se reuniram, no dia 18 de agosto, no Centro Josué de Castro, para discutir o projeto do Governo Estadual que pretende implantar Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Dentre as propostas, a criação de núcleos para formação e profissionalização de catadores e costureiras.

De acordo com a coordenadora do FLIC-PE e do FEPS, Ana Dubeux, o projeto precisa ser analisado com muita cautela. “O modelo proposto corre o risco de cair no sistema de produção da economia de mercado devido a sua metodologia. Eles sugerem a formação de 500 pessoas por núcleo. Na Economia Solidária quanto menor o número de participantes, melhor o resultado”, pontuou.

Os coordenadores ainda destacaram que os beneficiados pelos CVTs precisam participar do processo de planejamento. “Antes de executar um projeto, temos que consultar os catadores e as costureiras para saber se eles têm interesse”, destacou um dos coordenadores do FLIC, João Renato Amaral. Para dar continuidade às discussões, foi criada uma comissão inter-fóruns, contando com a participação de dois representantes de cada fórum, com o propósito de articular uma ação conjunta.Assim será possível fortalecer o posicionamento diante do modelo proposto pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário: