sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Catadores querem trabalhar em Rede


A proposta foi discutida durante I Seminário de Catadores de Materiais Recicláveis

O tema discutido no I Seminário Pernambucano dos Catadores de Materiais Recicláveis que mais chamou atenção dos participantes foi a criação da Rede Estadual de Catadores. O projeto tem como objetivo estruturar as associações e cooperativas, facilitando, assim, a venda dos materiais recolhidos pelos profissionais. O evento foi realizado em Caruaru, nos dias 14 e 5 de setembro.

Na ocasião, uma comissão formada por catadores se reuniu com representantes do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Fundação Avina. O BID pretende destinar um Fundo no valor aproximado de 500 mil dólares e o MDS analisa a possibilidade de repassar os caminhões para a formação da Rede.



Como a rede pretende funcionar


Nem todos os catadores conseguem se livrar do deposeiro mesmo trabalhando em cooperativas e associações. Por diversos motivos. Um deles diz respeito à distância entre as entidades e as indústrias recicladoras. O frete para levar o material sai por um custo tão alto que o melhor é continuar na mão do atravessador.
Sendo assim, a Rede de Catadores de Pernambuco pretende criar rotas de transportes que cortem os municípios do Estado. As despesas para o funcionamento e manutenção da rede seriam divididas entre todas as organizações envolvidas.

Nenhum comentário: