sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Oficina sobre Resíduos Eletro-Eletrônicos

Os resíduos perigosos preocupam a Associação Pernambucana de Defesa da natureza (ASPAN) há bastante tempo, tanto pelos riscos que podem causar à saúde humana e ao meio ambiente quanto pela omissão do poder público e da iniciativa privada com relação a essa questão. Sendo assim, com o propósito de discutir e encontrar soluções para este problema, a ASPAN promoveu, nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Porto Digital, (Recife Antigo), uma Oficina de Trabalho sobre Resíduos Eletro-eletrônico.

Os resíduos eletro-eletrônicos são parte significativa deste problema na medida direta do desenvolvimento e investimento tecnológico que a sociedade está submetida. Ao se dedicar aos números somente do Brasil, não é difícil constatar o tamanho do problema. No segmento de comunicações móveis foram comercializados até junho/2007 cerca de 105 milhões de celulares, representando atualmente quase 1 milhão de aparelhos por mês. O padrão digital de televisão adotado pelo país deverá modificar nos próximos dez ou quinze anos os 70 milhões aparelhos de TV existentes nos lares brasileiros.

Considerando somente os aparelhos celulares, o Brasil já é o quinto maior mercado do mundo, atrás da China, Estados Unidos, Rússia e Japão. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2005), realizada pelo IBGE, indica que a televisão está presente em 91,4% dos lares brasileiros, seguida de geladeira (88%), rádio (88%) e máquina de lavar roupas (35,8%). Os computadores já chegam a 19% dos domicílios, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e a meta das empresas do setor é vender 10 milhões de computadores pessoais no país em 2007 – foram 8,3 milhões comercializados em 2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, nos somos de Londrina no Parana e damos a destinacao ecologicamente correta para os eletro eletronicos, temo um projeto social e um projeto ambiental, segue algumas divulgacoes ja realizadas no nosso projeto:

- http://www.jusbrasil.com.br/politica/4161411/lixo-eletronico-coletado-em-prudente-e-destinado-a-ong-e-lixo-de-londrina
- http://portal.rpc.com.br/jl/geral/conteudo.phtml?tl=1&id=816003&tit=Criada-ha-6-meses-ONG-recolhe-lixo-eletronico

- http://www.rpctv.com.br/cultura/video.phtml?Programa=paranatv1edicao&Video_ID=57296&categoriaNome=&tipo=

nosso contato
(43) 3339-0475 (sercomtel)
(43) 8428-3104 (oi)
email / msn - atendimento@elixo.org.br
Contato - Alex Gonçalves

basura electronica disse...

Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos eléctricos e electrónicos, equipamento de reciclagem de REEE é a construção.
Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção de instalações de reciclagem, eliminando o principal problema dos resíduos de resíduos eléctricos e electrónicos REEE de equipamentos. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença e criar empregos sustentáveis.
Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.