terça-feira, 31 de julho de 2007

Governo de Pernambuco lança proposta para Catadores

Em três anos, o Governo do Estado de Pernambuco pretende deixar em funcionamento efetivo um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para atender 500 famílias de catadores. A proposta é que o espaço funcione como uma central de cooperativas e associações de catadores para o recolhimento de todo o material reciclável e, assim, vender diretamente para a indústria sem precisar dos deposeiros.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria Especial da Juventude e Emprego, Paulo Figueiredo, os trabalhos vão começar no mês de agosto. Na primeira etapa será realizada uma pesquisa com os catadores não organizados, a fim de identificar o perfil dos profissionais. O segundo passo é a comprar de um imóvel e a capacitação. “O Estado terá a obrigação de estruturar e dar suporte, mas quer garantir a independência aos catadores. A proposta parece ambiciosa, mas sabemos que é muito pouco, diante da realidade que vemos”, frisou.

Para o representante do MNCR, José Cardoso, o Estado não deve concentrar ações apenas na Região Metropolitana, tendo em vista que o centro será instalado no Recife. “Muitas entidades no interior sofrem com o destino final do material coletado porque estão longe das indústrias recicladoras. Acabam vendendo para os deposeiros”, ressalto Cardoso.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de corrigir que o projeto não irá adquirir um imóvel e sim, fazer uso por concessão, de um imóvel pertecente ao patrimônio do Estado. Este imóvel receberá obras de adequação de forma a comportar a atividade de beneficiamento e armazenamento das frações coletadas pelo coletivo de catadores da RMR.
Faremos uma próxima reunião técnica no mês de agosto para apresentar a todos o projeto técnico e conceitual.
Saudações,
Mariana de Melo
Ecológica Projetos em Rede