terça-feira, 3 de julho de 2007

Prontos para o trabalho

Durante dois meses, os catadores da Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Belo Jardim (ATMR-BJ) foram capacitados para melhor desenvolver suas atividades. Temas como direitos e deveres, cidadania, meio ambiente, associativismo e cooperativismo, ecodesigner, entre outros, foram abordados. A oficina, que contou com a participação dos 25 integrantes da associação, encerrou no último dia 20 de junho.

De acordo com o sociólogo Glieldson Alves da Silva, um dos responsáveis pela capacitação, o curso contribuiu para fortalecer o espírito cooperativista, além de resgatar a auto-estima dos catadores. “Os assuntos discutidos vão servir não apenas para a o trabalho profissional, mas para a vida”, destacou.

Na avaliação de Glieldson, os catadores tiveram um bom desempenho durante o período de formação, observado no depoimento de cada um deles. “Os associados são muito atenciosos e têm um enorme desejo de que este projeto de vida dê certo. Isso é fundamental para que consigam o sucesso. Se eles conseguirem colocar em prática o que têm discutido nas oficinas, a vitória será certa. Mesmo sabendo que o caminho não é fácil”, afirmou.

Os integrantes da ATMR-BJ enfrentam sérias dificuldades, como a valorização da auto-estima, muito massacrada pela realidade de vida. No entanto, aos poucos vão reconhecendo as suas potencialidades, como a capacidade de aprender e repassar para outros.

Nenhum comentário: