segunda-feira, 4 de junho de 2007

ASSOCIAÇÃO COLETIVA: “Só queremos o seu lixo”


Um ano de muito trabalho. No dia 04 de maio de 2006, catadores que viviam no lixão do município de Santa Cruz se mobilizaram e formaram a Associação Coletiva. Nesta segunda reportagem da série Cooperativa: mais organização e Renda, vamos apresentar o trabalho realizado por homens e mulheres que aprenderam a transformar lixo em dinheiro.
Melhorias na qualidade de vida. Foi com este propósito que os catadores do lixão de Santa Cruz do Capibaribe resolveram se organizar. Hoje, com 12 associados, a COLETIVA trabalha com dedicação para superar as dificuldades. A Associação funciona num local cedido pela prefeitura, que apóia a iniciativa dos catadores. O galpão dispõe de espaços abertos, para o despejo e triagem do material coletado, e fechados, para a pesagem e armazenamento do material.
Os catadores recebem, em média, um salário mínimo. No entanto, de acordo com a demanda de material, o valor aumenta. Um convênio com o Condomínio Moda Center permitiu que a renda dos catadores aumentasse. Todo o material reciclável disponível no local é entregue a COLETIVA.
Segundo a assistente social da associação, Ana Isabel Campelo, a Prefeitura vem contribuindo para dar autonomia aos associados. “A prensa e as carroças foram doadas pela prefeitura. O espaço é cedido, mas já estamos em negociação para a doação de um terreno”, ressaltou.

Nenhum comentário: