segunda-feira, 4 de junho de 2007

Catadores de Belo Jardim recebem materiais e são capacitados para trabalhar


Onze carroças para a coleta seletiva, uma balança mecânica de 300 quilos, fardamento completo (calça, camisa, sapato e boné) e Equipamentos de Proteção Individual (luva, colete reflexivo, capa de chuva, protetor auricular e máscara nasal) foram os materiais que os 22 integrantes da Associação dos Trabalh

adores em Materiais Recicláveis de Belo Jardim (ATMR-BJ) receberam, no dia 11 de maio, durante um ato solene nas dependências da prefeitura do município. Os catadores ainda estão sendo capacitados para melhor desempenhar suas atividades. O curso começou no dia 09 de maio e vai até 20 de junho, sempre nas quartas feiras.

A iniciativa faz parte de uma articulação entre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Pernambuco (FLIC-PE), Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva (Sinaenco), Instituto de Qualificação (IQ) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE). As instituições firmaram uma parceria com a entidade alemã Berufliche Fortbildungszentren der Bayerischen Wirtschaft gGmbH (Associação dos Centros de Formação Profissional dos Sindicatos Empresariais da Baviera – BFZ) que doou R$ 15 mil para profissionalizar catadores. Parte da verba foi destinada para a compra dos materiais e realização do curso de capacitação. Uma outra parte do dinheiro foi empregada no curso de inclusão digital para integrantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que aconteceu nos meses de novembro e dezembro de 2006.

A ATMR-BJ ainda está em processo de formação. O grupo começou suas atividades no mês de setembro. Em 2003, o lixão do município foi fechado e a Prefeitura de Belo Jardim inaugurou o aterro sanitário da cidade. A obra está dentro do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos que compreende a varrição, coleta, transporte, destino final e monitoramento. A Coleta Seletiva também compõe o plano de gerenciamento, sendo assim, os catadores são alvo das ações das prefeituras, colaborando com a criação das associações de catadores.

Nenhum comentário: