segunda-feira, 4 de junho de 2007

Plenária Itinerante em Santa Cruz do Capibaribe







O município avança implantando aterro sanitário e incentivando associação de catadores

A primeira Plenária Itinerante do FLIC-PE ocorreu em Santa Cruz do Capibaribe, no dia 26 de abril, e contou com a presença de, aproximadamente, 200 participantes. Dentre eles, representantes dos municípios de Belo Jardim, Caruaru, Palmares, Gravatá, Surubim, Recife, Olinda e São Lourenço da Mata. O encontro serviu para que os catadores dessas regiões tivessem a oportunidade de trocar experiências e, assim, fortalecer o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).




A escolha de Santa Cruz para a realização da plenária foi motivada pelos resultados alcançados no município: a implantação do aterro sanitário, previsto para o mês de julho, e a formação da Associação Coletiva. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto tanto o aterro quanto a associação. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Santa Cruz, Carlos Lisboa, a gestão municipal teve uma preocupação em cuidar do lixo e cuidar ainda mais daqueles que viviam no lixão. “Aqui, em Santa Cruz, estamos vivenciando uma realidade de vida e não de morte. Com essas ações, estamos cumprindo uma etapa de luta e cidadania”, destacou o chefe de gabinete da prefeitura.




Para um dos coordenadores do FLIC-PE, Bertrand Alencar, Santa Cruz do Capibaribe deu um salto de qualidade a partir do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. “O município avançou muito. O aterro sanitário e a associação dos catadores demonstram esse crescimento”, afirmou. Segundo o diretor da unidade da UFPE de Caruaru, Mariano Aragão, que participou do evento e conhece a cidade há muito tempo, foi uma grande surpresa se deparar com a nova realidade. ““Há dez anos, cheguei aqui e o que vi foi um lixão com crianças dentro dele. Hoje é um canteiro de obras”, ressaltou.



2 comentários:

Anônimo disse...

Comunicado aos companheiros do flic: Os catadores de mat.recicláveis de Surubim estão providenciando a documentação da associação para formalização e precisam da assinatura dos participantes, nas atas de fundação, da última reunião em que estiveram presentes os representantes do Movimento Nacional dos Catadores. E mais haverá encerramento do curso Mova-Brasil, com entrega de certificados aos catadores de Surubim, no Espaço Cultural Dr. José Nivaldo. Todos estão convidados.
JOSIAS

Anônimo disse...

Retificando comunicado sobre a conclusão do Curso Mova-Brasil, catadores de Surubim, acrescentar o dia e horário do evento:dia 21/06/2007 de 15:00 às 17:00 horas

JOSIAS